Pages

Subscribe:

domingo, 31 de março de 2013

Separação de Misturas

Separação de Misturas Heterogênias

-Catação: Separar componentes de uma mistura de dois ou mais sólidos baseado na diferença de tamanho e aspecto de partículas.
Ex: Pedra e feijão.
-Peneiração: Separar componentes de uma mistura de sólidos granulados; cujo o tamanho das partículas é diferentes. Usa-se uma peneira.
Ex: Areia e cascalho.
-Ventilação:Usando uma corrente de ar, separando uma mistura de componentes sólidos, sendo um deles mais leve que outro.
Ex: Arroz e palha.
-Separação Magnética:  Utilizada para separar misturas, cujo um dos componentes possui propriedades magnéticas e é atraído por um ímã.
Ex: Ferro e enxofre.
-Levigação: Usado para separar mistura de sólidos, quando um dos componentes é facilmente arrastado por um líquido enquanto o outro mais denso não é.
Ex: Ouro e areia.
-Flotação: Utilizada para separar mistura de sólidos cujo os componentes apresentam diferentes densidades, e adiciona-se um líquido de densidade intermediaria.
Ex: Areia e serragem.
-Dissolução Fracionada: Utilizada para separar mistura de sólidos que basea-se na diferença de solubilidade (dissolver) dos sólidos em um determinado líquido.
Ex: Sal e areia.
-Decantação: Esta separação realiza-se devido à diferença de tamanho ou peso das partículas pelo efeito de uma corrente lenta de água ou ar.
Para separar uma fase sólida de uma fase líquida, deixa-se a mistura em repouso para que o sólido se deposite no fundo do recipiente - sedimentação. O líquido sobrenadante é então transferido, lenta e cuidadosamente, para outro recipiente, evitando-se que o sólido venha arrastado.
Deve realizar-se uma decantação sempre que a fase sólida tenha dimensões apreciáveis e só depois proceder a uma filtração.
Para separar duas fases líquidas, ou seja líquidos não imiscíveis, a mistura é colocada numa ampola ou num funil de decantação, retirando-se a fase mais densa pela parte inferior da referida ampola.
A decantação é usada nas estações de tratamento de água, para precipitar os componentes sólidos que estão misturados com a água.
-Filtração Comum: Utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido com o auxilio de um filtro.
Ex: água e areia
-Filtração a Vácuo: Processo utilizado na separação dos componentes de uma mistura heterogênea sólido-líquido por meio de pressão negativa. São utilizados, funil de Buchner, bomba de vácuo ou trompa d’água.
-Centrifugação: é usado para acelerar a decantação da fase mais densa de uma mistura heterogênea constituída de um componente sólido e outro líquido. Esse método consiste em submeter a mistura a um movimento de rotação intenso de tal forma que o componente mais denso se deposite no fundo do recipiente. 
-Sifonação: é o processo de transporte de um líquido de um nível mais alto a outro mais baixo. O sifão funciona sugando o líquido para o seu interior. O líquido então flui para o nível inferior porque a pressão é maior na extremidade alta do que na baixa.

Separação de Misturas Homogênias

-Fusão Fracionada: é um processo de separação de misturas de sólidos, onde o ponto de fusão dos sólidos seja diferentes. Ela é utilizada para separar ferro de chumbo, por exemplo, onde o ferro funde-se a 1536°C e o chumbo funde-se 327°C. Aquecendo o sistema ferro-chumbo o chumbo fundirá primeiramente que o ferro assim dando para fazer a separação.
-Destilação Simples: Separa um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador. 
-Destilação Fracionada:  Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido com o ponto de ebulição maior. 
-Liquefação Fracionada: é processo de separação de misturas, onde separa gases de uma mistura homogênea. Este processo funciona da seguinte maneira: primeiramente resfriam-se estes gases até eles atingirem seu estado líquido, logo em seguida eles passam por um processo chamado destilação fracionada onde eles voltam a ser gases de acordo com os seus respectivos P.E., assim conseguindo fazer a separação. 
-Cristalização: separa um sólido cristalino de uma solução. Na cristalização há uma evaporação do solvente de uma solução provocando o aparecimento de cristais do soluto. Ex: o aparecimento do sal nas salinas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates