Pages

Subscribe:

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ondas

Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria entre dois pontos. Senóide é o gráfico da onda:
As ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação de energia, quanto à natureza das ondas e quanto à direção de propagação.
Quanto à direção de propagação de energia, as ondas se classificam da seguinte forma: 
  • Unidimensionais: propagam-se em uma única dimensão;
  • Bidimensionais: propagam-se num plano;
  • Tridimensionais: propagam-se em todas as direções.  
Quanto à natureza, as ondas se classificam em: 
  • Ondas mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar como, por exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras;
  • Ondas eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de meio material para se propagar, elas podem se propagar tanto no vácuo (ausência de matéria) como também em certos tipos de materiais. São exemplos de ondas eletromagnéticas: a luz solar, as ondas de rádio, as micro-ondas, raios X, entre muitas outras.  
Quanto à direção de propagação, as ondas se classificam em: 
    
  • Ondas transversais: são aquelas que têm a direção de propagação perpendicular à direção de vibração como, por exemplo, as ondas eletromagnéticas.
  • Ondas longitudinais: nessas ondas a direção de propagação se coincide com a direção de vibração. Nos líquidos e gases a onda se propaga dessa forma.
Por que as ondas do mar quebram?  Sabendo que as ondas em geral têm como característica fundamental propagar energia sem que haja movimentação no meio, como explica-se o fenômeno de quebra das ondas do mar, causando movimentação de água, próximo à costa? Em águas profundas as ondas do mar não transportam matéria, mas ao aproximar-se da costa, há uma brusca diminuição da profundidade onde se encontram, provocando a quebra destas ondas e causando uma movimentação de toda a massa de água e a formação de correntezas. Após serem quebradas, as ondas do mar deixam de comportar-se como ondas. 



                                                        Elementos de uma onda:
•Comprimento da onda: é a distância entre valores repetidos sucessivos num padrão de onda. É usualmente representado pela letra grega lambda (λ). Em um onda senoide, o comprimento de onda é a distância entre vales ou cristas.
•Amplitude: É a distância da crista ate o eixo de propagação.

Frequência e Período:

• Frequência: é o número de oscilações ou ciclos por uma unidade de tempo.
f = \frac{1}{T}                  T→período

• Período: é o intervalo de tempo necessário para a onda caminhar um comprimento de onda.
 T = \frac{1}{f} 
Unidade de medida: Hertz (Hz): Corresponde ao número de oscilações por segundo. Nome dado em honra ao físico Alemão Heinrich Hertz.


                                                        Velocidade da Onda:

v=λ         OU         v= λ.f
     T     

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates