Pages

Subscribe:

sábado, 23 de março de 2013

Conjunções



As conjunções são palavras que ligam orações, estabelecendo diversos tipos de relação entre elas. São ótimos conectivos para manterem a coesão de sua redação, por exemplo.

Existem dois tipos de conjunções e suas classificações:




*CONJUNÇÕES COORDENATIVAS: ligam orações independentes. São divididas em:

-ADITIVAS: dão ideia de soma ou adição de ideias ou fatos. Principais: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, mas ainda.
Ex: São dois os piores perigos para a sociedade: 
Bêbado com chave de carro e burro com título de eleitor.

-ADVERSATIVAS: dão ideia de oposição, adversidade; expressa ideias contrárias. Principais: mas, porém, entretanto, todavia, contudo.
Ex: Saci disse: "não demoro, vou num pé e volto no outro". 

Ele foi, mas nunca mais voltou

-ALTERNATIVAS: dão ideia de alternância ou escolhaPrincipais: ou, ou ... ou, ora ... ora, quer ... quer, já... já.

Ex: Liquidação de Muletas! Só hoje!
Ou venha correndo ou venha voando! 

-CONCLUSIVAS: dão ideia de conclusãoPrincipais: assim, logo, portanto, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso.

Ex: Desistir é para os fracos. Logo, faça como eu: nem tente. 

-EXPLICATIVAS: explicam ou justificamPrincipais: pois (antes do verbo), porque, que, porquanto.

Ex: Deus, dai-me apenas paciência para aguentar meu chefe, 
porque se me der força eu bato nele!

*CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS: ligam oração que tem algum tipo de dependência, são divididas em:

-INTEGRANTES: As conjunções integrantes introduzem as orações subordinadas substantivas. São duas as conjunções integrantes: "que" e "se". Para mais detalhes sobre subordinação e coordenação, leia sobre Sintaxe ou Análise Sintática.


-ADVERBIAIS: quando somente uma depende da outra. São subdivididas em:

•CAUSAIS: expressam causa ou motivoPrincipais: porque, visto que, já que, uma vez que, como, desde que.

Ex: Malandro é o canguru que já nasce com Bolsa Família. 
(obs: o fato de nascer com Bolsa Família é a causa do canguru ser malandro)

•CONSECUTIVAS: expressam consequênciaPrincipais: que (usado com expressões do tipo "tão", "tanto", "tal", "tamanho", ou seja: indicadores de intensidade), de modo que, de maneira que.

Ex: Treinei tanto que sou capaz digitar 300 palavras por segundo!

•COMPARATIVAS: expressam comparaçãoPrincipais: como, (tal) qual, assim como, tanto... quanto, mais... do que, menos... do que, tão... como.

Ex: Amor traído é como capim: você planta, ele cresce... aí vem uma vaca e acaba com tudo!

•CONDICIONAIS: expressam condiçãoPrincipais: se, caso, contanto que, desde que, salvo se, sem que (= se não), a menos que.

Ex: Se acupuntura adiantasse, porco espinho viveria para sempre

•CONFORMATIVAS: expressam ideia de conformidade com a oração principalPrincipais: conforme, segundo, consoante, como.
Ex: Conforme me disseram, dinheiro não trás felicidade. 
Dê-me o seu e viva feliz!

•CONCESSIVA: expressam concessão, contradição ou um fato inesperadoPrincipais: embora, apesar, conquanto, posto que, ainda que, mesmo que.

Ex: Embora existam mulheres conquistadas com beijos e carinhos, 
para todas as outras existe MASTERCARD.

•TEMPORAIS: expressam ideia de tempoPrincipais: quando, enquanto, logo que, desde que, assim que, mal (com o sentido de "logo que"), até que.

Ex: A pior hora para se ter um ataque cardíaco é quando estamos brincando de mímica

•FINAIS: expressam ideia de finalidade ou propósitoPrincipais: a fim de, para que, que.

Ex: Nas provas eu sempre uso a técnica do Cálculo Hipotético Universal da Teoria Estimativa (popularmente conhecida como C.H.U.T.E.) a fim de não deixar nenhuma questão em branco. 

•PROPORCIONAIS: indicam proporçãoPrincipais: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (+ tanto menos)

Ex: À medida que calculo meu IMC, mais vejo que a minha altura está abaixo da normal. 


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

1) Conjunção Causal ou Conjunção Explicativa?

A conjunção explicativa é usada para unir orações independentes, ou seja, coordenadas (que possuem sentido próprio, não dependendo de outras para serem entendidas).

Deus, dai-me apenas paciência para aguentar meu chefe, 
porque se me der força eu bato nele!

1- Deus, dai-me apenas paciência para aguentar meu chefe
2 - Se me der força, eu bato nele. 

A conjunção causal é usada para unir orações de caráter subordinativo, ou seja: uma oração depende da outra para ser compreendida

Malandro é o canguru que já nasce com Bolsa Família. 

1- Malandro é o canguru
2 - Já nasce com Bolsa Família (quem nasce?)

Veja que não posso entender a oração 2 sem a oração 1, ao contrário do exemplo do "Deus, dai-me paciência..." 

2) O caso do "pois"

O "pois" é muito usado no sentido explicativo. 

Malandro é o homem bomba, 
pois ele fala pra mulher que vai trabalhar e nunca mais volta pra casa

Porém, o "pois" pode ser conclusivo também. Esse caso é mais comum em Portugal do que no Brasil.

Desistir é para os fracos. Nem tente, pois (= portanto, nem tente)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates