Pages

Subscribe:

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ondas Sonoras


  Onda sonora sempre se propaga num meio material, seja sólido, líquido ou gasoso, ou seja, é uma onda mecânica.

  As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso, o ar. 
 Esse tipo de onda é denominado onda longitudinal, pois as moléculas constituintes do meio se aproximam e se afastam umas das outras de forma alternada.
  O som pode surgir pela transformação de diferentes tipos de energia: elétrica, como nas buzinas dos carros ou no telefone; cinética, como o som dos pneus de uma bicicleta em uma freada seca.

Rarefação e Compressão:


• Rarefação: quando as moléculas estão separadas.
•Compressão: quando as moléculas estão bem próximas; unidas.

      A velocidade do som:

A velocidade da onda sonora está diretamente relacionada ao meio em que ela se propaga.
As partículas dos sólidos estão bem mais próximas umas das outras; assim, o som se transmite mais facilmente, de partícula em partícula. Nos líquidos as partículas estão mais afastadas; portanto, o som atinge uma velocidade menor. Nos gases a velocidade é ainda menor.
O som e a audição:    

    Sons com frequência:
    -Abaixo de 20 Hz são chamados de infrassons
    -Entre 20 Hz e 20 KHz (20.000 Hz) são chamados sons audíveis.
    -Acima de 20 KHz são chamados de ultrassons
Infrassons e ultrassons são inaudíveis para o ser humano. Já alguns animais tem orelhas adaptadas para captar esse tipo de som.

As qualidades do som:
Altura: Quando falamos da altura do som, estamos nos referindo a frequência. Quando maior a frequência, maior é a altura do som, ou seja, mais agudo é; quando menor a frequência, menor é a altura do som, ou seja, mais grave é.
• Intensidade ou volume: Quanto maior a amplitude, maior é a intensidade, ou seja, o volume é maior, e vice-versa. A intensidade está relacionada a energia, quanto maior a energia, maior é a intensidade e a amplitude.
  A intensidade é medida em decibel (B), comumente se usa dB (decimo do bel).
  Sons acima de 80 dB são considerados muito intensos e prejudicam a audição se a exposição for constante. Se a intensidade for acima de 140 dB, pode causar dor, com risco de lesões irreversíveis no sistema auditivo. O ruído excessivo pode causar também estresse, insônia e problemas emocionais.

Timbre
Timbre é uma série de ondas sonoras combinadas. É também uma característica sonora que nos permite distinguir se sons de mesma frequência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. 

Absorção do Som:Superfície porosa e/ou flexível
Superfícies porosas apresentam a particularidade de absorver o som, efeito semelhante ao das superfícies pretas em relação à luz incidente. Também apresentam essa característica de absorção do som aquelas superfícies que "vibram" com o som, ou seja, as superfícies que apresentam "ressonância mecânica" com aquela determinada freqüência sonora. 

Refração do som: Superfície Transparente
Quando uma onda sonora passa para outro meio em que sua velocidade é diferente, por exemplo, quando ela passa do ar para a água ou vice versa. Nesse caso a sua freqüência continua a mesma, mas como a velocidade é alterada, alteram-se também os parâmetros conhecidos como comprimento de onda e período
Reflexão do som-Eco: Superfície lisa e rígida
Superfícies lisas, planas e rígidas refletem as ondas sonoras quase sem causar perdas, produzindo um efeito semelhante ao da luz refletida pelo espelho. Nessas superfícies o ângulo de incidência da onda sonora é igual ao ângulo de reflexão e a energia acústica refletida deverá ser aproximadamente igual à energia acústica incidente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates