Pages

Subscribe:

segunda-feira, 25 de março de 2013

Contrarreforma


No século XVI, com o surgimento de novas religiões na Europa, como o calvinismo, luteranismo, anglicanismo; a Igreja começou a entrar em crise, perdendo seu domínio sobre a Inglaterra, metade da Alemanha e diversos países da Europa. Com isso a Igreja acabou se vendo obrigada a tomar medidas drásticas para frear a onda protestante que se alastrava pela Europa.
Umas das medidas tomadas pela Igreja foi reabri o antigo Tribunal do Santo Ofício, uma instituição eclesiástica de carácter "judicial", que tinha como principal objetivo "inquirir heresias".
Para criar uma barreira contra o avanço do protestantismo, após a Reforma Protestante, o Papa Paulo III convocou um concílio para a cidade italiana de Trento. O Concílio de Trento foi realizado entre os anos de 1545 e 1563, onde vários assuntos eram discutidos, e várias ações entraram em execução. O      objetivo do concílio era reafirmar as doutrinas tradicionais.
Além disso, a Igreja publicou em 1564 o “Index Libro rum Prohibitorum”, uma relação de livros considerados hereges por serem contrários aos dogmas e ideias defendidas pela Igreja Católica. Os livros apreendidos eram queimados, e quem fosse pego com materiais deste tipo recebiam punições severas. Com isso vários escritores, muitos deles cientistas, foram presos e condenados.  Essa foi uma forma encontrada pela Igreja de barrar o avanço de outras doutrinas e manter o controle cultural nas mãos da Igreja Católica.
                Em 1534 foi fundando por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola, uma congregação religiosa denominada como Companhia de Jesus. Os membros eram conhecidos como jesuítas. O principal objetivo da congregação era combater o protestantismo através do ensino religioso. A companhia de Jesus foi aprovada em 27 de setembro de 1540, pelo Papa Paulo III. Os jesuítas foram encaminhados aos continentes africano, americano e asiático, com o objetivo principal de transformar os nativos em novos católicos, através da catequização (ensino da língua portuguesa, doutrina católica e hábitos europeus). Atualmente é conhecida principalmente por seu trabalho missionário e educacional.

Preocupada em conter o avanço dessas ideias, a igreja Romana iniciou através do Tribunal da Santa Inquisição a perseguição mais infame e sangrenta da história, onde, no caso da França foi a "Noite de São Bartolomeu", cujo principal responsável foi a casa real francesa, um episódio político e não religioso, onde três mil protestantes, principalmente os Huguenotes (grupo de protestantes Calvinistas), foram assassinados e tiveram os corpos jogados nas ruas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates