Pages

Subscribe:

sábado, 23 de março de 2013

Orações Coordenadas

Orações Coordenadas: Quando as orações são independentes. Existem dois tipos de orações coordenadas:
--Assindéticas: sem conjunção.
--Sindéticas: com conjunção. Para classificar as orações sindéticas, é só usar os conhecimentos adquiridos sobre a classificação das conjunções, e classificar as orações em: aditiva, adversativa, explicativa, conclusiva e alternativa.

Vejamos exemplos de cada uma delas:

Orações Coordenadas Sindéticas Aditivase, nem, não só… mas também, não só… como, assim… como.

- Não só cantei como também dancei.
- Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.
- Comprei o protetor solar e fui à praia.

Orações Coordenadas Sindéticas Adversativasmas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.

- Fiquei muito cansada, contudo me diverti bastante.
- Ainda que a noite acabasse, nós continuaríamos dançando.
- Não comprei o protetor solar, mas mesmo assim fui à praia.

Orações Coordenadas Sindéticas Alternativasou… ou; ora…ora; quer…quer; seja…seja.
- Ou uso o protetor solar, ou uso o óleo bronzeador.
- Ora sei que carreira seguir, ora penso em várias carreiras diferentes.
- Quer eu durma quer eu fique acordado, ficarei no quarto.

Orações Coordenadas Sindéticas Conclusivaslogo, portanto, por fim, por conseguinte, consequentemente.

- Passei no vestibular, portanto irei comemorar.
- Conclui o meu projeto, logo posso descansar.
- Tomou muito sol, consequentemente ficou adoentada.

Orações Coordenadas Sindéticas Explicativasisto é, ou seja, a saber, na verdade, pois.

- Só passei na prova porque me esforcei por muito tempo.
- Só fiquei triste por você não ter viajado comigo.
- Não fui à praia pois queria descansar durante o Domingo.





0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates