Pages

Subscribe:

terça-feira, 9 de abril de 2013

Questionário para a AE1 de História - Reforma Protestante

Gente, para a AE de história resolvi fazer um questionário, com os assuntos que o professor denominou que era para dar mais atenção, ou seja, estudem tudo mais principalmente essas perguntas

Reforma Protestante
1-Quais foram os fatores (causas) religiosos da Reforma Protestante?
R: As causas foram:
-Corrupção no clero: Venda de indulgencias e cargos eclesiásticos.
-A ignorância e o mau comportamento do clero: os sacerdotes se mostravam ignorantes e incompetentes, e alguns tinham falta de conhecimento da própria Doutrina religiosa.
-Gastos abusivos do clero.
-Aumento dos estudos religiosos: com a utilização da imprensa, aumentou o número de exemplares da Bíblia que podiam chegar às mãos dos estudiosos  e da população. A divulgação dos textos sagrados e de outras obras religiosas contribuiu para o surgimento de diferentes interpretações da doutrina cristã.
-Os rituais eram realizados em latim culto, o que afastava o povo porque este usava latim vulgar.
2- Quais foram os fatores (causas) políticas da Reforma Protestante?
R: Com o fortalecimento das monarquias nacionais, os reis passaram a encarar a Igreja, que tinha sede no Vaticano e utilizava o latim, como entidade estrangeira que interferia em seus países. A Igreja, por seu lado, insistia em se apresentar como instituição universal que unia o mundo cristão.
Essa noção de universalidade, entretanto, perdia força, pois crescia o sentimento nacionalista. Cada Estado, com sua língua, seu povo e suas tradições, estava mais interessado em afirmar suas diferenças em relação a outros Estados do que suas semelhanças. A Reforma Protestante correspondeu a esses interesses nacionalistas. Exemplo: a doutrina cristã dos reformadores foi divulgada na língua nacional de cada país e não em latim, o idioma oficial da Igreja.

(gente coloquei assim para entenderem, mas as causas pode se resumir em: As lutas entre reis pela expansão territorial para o desenvolvimento dos Estados Nacionais; a formação de governos autoritários na França, na Inglaterra e na Alemanha que não mais aceitaram a interferência do Papa nos assuntos relativos ao governo)
3- Quais foram os fatores (causas) econômicos da Reforma Protestante?
 R:
-A Igreja católica, durante o período medieval, condenava o lucro excessivo (a usura) e defendia o preço justo. Essa moral econômica entrava em choque com a ganância da burguesia. Grande número de comerciantes não se sentia à vontade para extrair o lucro máximo. Viviam ameaçados com o inferno.
Os interessados nos lucros do comércio sentiram a necessidade de urna nova ética religiosa, mais adequada á época de expansão comercial e de transição do feudalismo para o capitalismo.
- Os reis estavam interessados em confiscar as riquezas da Igreja e acabar com a tributação dada ao Papa, pois os súditos estavam insatisfeitos
4-Como surgiu a Igreja Luterana?
R: A Igreja Luterana foi iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha. Tudo começou quando, para propiciar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma, o papa Leão X ordenou a venda de indulgências. Em 1517, o monge Martinho Lutero se desentendeu com o dominicano Tetzel, que vendia indulgências em nome do papa. Isto porque Lutero se recusava a apoiar a absolvição dos pecados mediante pagamento. Ao ser ameaçado por Tetzel, Lutero reagiu, afixando na porta da Igreja de Wittenberg as 95 Teses, documento que condenava a venda de indulgências, entre outras práticas e doutrinas da Igreja. A disputa entre Lutero e a Igreja se prolongou até 1520, quando o papa o excomungou. Lutero queimou publicamente o documento de excomunhão e passou a difundir sua doutrina. Assim, surgiu o luteranismo, doutrina que ganhou adeptos em várias regiões da Europa, principalmente na Alemanha, Suécia, Dinamarca e Noruega. 
5-Segundo Lutero, qual era o unico meio de salvação?
R: Somente através da fé.
7- Sintetize o pensamento luterano.
R: -Salvação pela fé em Deus
-Seguir a Bíblia
-Proibido o culto as imagens 
-O culto a Igreja era praticado na Língua Nacional
-Os bens da Igreja deveriam ser distribuídos aos nobres governantes
-Extinção de celibato e da vida monástica
 8-Completa a frase:
Martinho Lutero mesmo sendo contrario ao comercio conseguiu o apoio dos reis e príncipes da época. Martinho Lutero foi convocado a desmentir suas 95 teses, pelo Imperador Carlos V.
 9- Fale sobre o Calvinismo.
R: O Calvinismo foi iniciado por João Calvino, na Suíça. Nascido na França, Calvino teve que fugir para este país, em 1536, para defender as ideias mais radicais de Lutero. Na Suíça, Calvino passou a dar destaque à ideia da predestinação, segundo a qual o trabalho e a prosperidade alcançada por meio dele são sinais de benção divina e salvação da alma. Vale ressaltar que a formação do sistema capitalista foi muito estimulado pelos valores do calvinismo, que encorajava o trabalho e o lucro e condenava os prazeres e os gastos. Por corresponder aos interesses da burguesia, o calvinismo se expandiu para os países onde o comércio era mais desenvolvido. Na França, os calvinistas eram chamados de huguenotes; na Inglaterra, de puritanos; na Escócia, de presbiterianos; na Holanda, fundaram a Igreja Reformada.
10- O que Calvino defendia?
R: Ele defendia a predestinação, ou seja, uma pessoa já nasce com a sua vida definida.
10- Fale sobre o Anglicanismo.
R: A Reforma Anglicana foi iniciada por Henrique VIII, na Inglaterra. Henrique VIII havia solicitado ao papa a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, para casar-se com Ana Bolena. Diante da recusa do papa – e usando isso como pretexto –, o rei ordenou que seu casamento fosse anulado por um tribunal eclesiástico inglês. Além disso, o rei fez com que o Parlamento lhe outorgasse o título de chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Assim, em 1534, nascia o anglicanismo. A Igreja da Inglaterra separou-se de Roma, mas conservou boa parte da doutrina católica. Os puritanos entraram em choque com os anglicanos, gerando inúmeros conflitos. No século XVII, estes conflitos levaram às emigrações em massa para regiões da América do Norte.  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates