Pages

Subscribe:

terça-feira, 9 de abril de 2013

Exercícios para AE - Conjunções


1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:


a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.
b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.
c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.
d) Ainda que eu sofra, não voltarei.
e) Caso você saia, feche a porta. 
f) Estudei o assunto, mas não entendi nada. 
g) Li reli o livro.
h) Ou você me engana ou não está maduro.
i) Não só se atrasou, mas também esqueceu  o trabalho de português.
j) À proporção que estuda, mais aprende.  



2-Classifique as palavras destacadas nas seguintes sentenças:


a)Não estudou para prova NEM fez a tarefa.
b)OU elas abrirão uma loja OU elas abrirão uma sorveteria.
c)Não me cuidei, LOGO, fiquei doente.
d)Não estudou para a prova, POIS já sabia o conteúdo.
e)Vendi meu livro E comprei um colar com o dinheiro.
f)Pratiquei exercícios, NO ENTANTO, não houve perda de peso.
g)ORA falava a verdade, ORA mentia.







Respostas da 1:
a.  Conjunção subordinativa causal.

b. Conjunção subordinativa temporal.
c. Conjunção subordinativa conformativa. 
d.  Conjunção subordinativa concessiva.
e. Conjunção subordinativa condicional.
f.  Conjunção coordenativa adversativa.
g. Conjunção coordenativa aditiva.
h.  Conjunção coordenativa alternativa.
i. Conjunção coordenativa aditiva. 
j. Conjunção subordinativa proporcional.



Respostas da 2:
a)Conjunção aditiva.
b)Conjunção alternativa.
c)Conjunção conclusiva.
d)Conjunção explicativa.
e)Conjunção aditiva.
f)Conjunção adversativa.
g)Conjunção alternativa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates